Busca

Faça uma busca por editora ou palavra-chave para visualizar os artigos relacionados.

Polemistas profissionais

Fonte: O Estado de S. Paulo - 30 Junho de 2007
por Ubiratan Brasil

Na Festa Literária Internacional de Paraty, que começa na quarta-feira, o argentino César Aira e o britânico Will Self pretendem abrir espaço para a indignação

Arnaldo Jabor foi vaiado durante um debate com o rapper MV Bill enquanto o jornalista britânico Christopher Hitchens se irritou com críticas formuladas pela platéia contra a ação americana no Iraque - ao longo de seus anos, a Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, sempre abrigou figuras polêmicas, cujas opiniões muitas vezes explosivas desencadearam grandes repercussões. E a quinta edição do evento, que começa na quarta-feira, já tem seus candidatos.

Um deles é o argentino César Aira, considerado um dos principais nomes da atual literatura de seu país. Em uma de suas obras, o Dicionário de Literatura Latino-Americana, ele radicalizou, afirmando ser uma fraude um dos ícones da escrita argentina, Julio Cortázar. “Ele foi, para todo os argentinos, uma iniciação, mas, ao retornar a seus textos já em um período mais maduro, descobre-se que não era um escritor muito bom. Eu o admirava, mas agora me parece um mau escritor. Talvez seja o segredo dos escritores iniciadores”, escreveu ele, que conversou com o Estado.

Outro provocador com presença confirmada é o britânico Will Self - nos anos 1990, ele escreveu um conto (The North London Book of the Dead) que parodiava o Livro Tibetano dos Mortos, retratando moradores do subúrbio londrino como mortos sociais. Em Como Vivem os Mortos, que recebe uma nova tradução especialmente por conta de sua vinda, agora com o selo Alfaguara, uma velha senhora judia morre de câncer e é levada ao mundo do além-túmulo por um taxista cipriota. A mulher é modelo do politicamente incorreto: racista, misógina, homofóbica e insuportável na vida e na morte. “Como ela representa a maioria, então considerei importante tratar de um personagem assim”, comentou ele, pouco preocupado com as críticas. Self também foi entrevistado pelo Estado.

Leia mais...

Nenhum comentário: