Busca

Faça uma busca por editora ou palavra-chave para visualizar os artigos relacionados.

Conselhos de Mulher para Mulher

Mulheres Japonesas NÃO Envelhecem NEM Engordam, Ed Rocco

Clique na capa
Aparentar bem menos idade sem precisar recorrer a técnicas de rejuvenescimento e ter um corpo esbelto comendo normalmente. Para muitas pessoas, parece um sonho impossível, mas as mulheres japonesas conseguem. Qual é o segredo? Em Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam, Naomi Moriyama e William Doyle mostram que o jeito mais simples de alcançar a longevidade e manter a forma é cuidar da alimentação. A autora, em parceria com o marido, leva os leitores para um passeio pela cozinha caseira do Japão, com pratos que vão muito além dos sushis preparados em restaurantes.

Nascida e criada em Tóquio, Naomi se baseia na sabedoria de sua mãe, Chizuko, para descrever as delícias que compõem a mesa das famílias japonesas. A tradição culinária local tem mais de mil anos e está centrada em sete pilares: peixes, vegetais, arroz, soja, macarrão, chá e frutas. Com o passar do tempo, esses ingredientes foram combinados a elementos da cozinha ocidental, dando origem a novas iguarias sem perder suas raízes gastronômicas. Mas o conhecimento de Chizuko e de suas conterrâneas não se restringe ao modo de fazer comida. No Japão, uma refeição é para ser ingerida devagar, saboreando cada mordida. A apresentação dos alimentos também é fundamental: servidos em pequenas porções, são arrumados em tigelas separadas, de forma a mostrar sua beleza natural.

Entre as dicas da autora para viver como uma mulher japonesa saudável estão tarefas que passam despercebidas na correria do dia-a-dia, como fazer o maior número de caminhadas possível e mastigar a comida em ritmo compassado. Trocar o pão branco por uma tigela de arroz selvagem ou de grão curto durante as refeições; pensar nos legumes como prato principal e ver a carne vermelha como acompanhamento; cozinhar com óleo de canola ou farelo de arroz; substituir refrigerantes por chá gelado sem açúcar e montar um cardápio pobre em gorduras saturadas e rico em peixes, frutas frescas e legumes são outros conselhos que contribuem para o bem-estar do organismo.

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, as mulheres japonesas têm a maior expectativa de vida saudável do mundo (85 anos), enquanto a população do Japão apresenta a mais baixa taxa de obesidade entre os países industrializados (3%). A explicação para isso passa não só por uma dieta nutritiva e balanceada, mas também pelo conselho que as mães japonesas dão aos seus filhos: "hara hachi bunme", ou seja, "coma até estar 80% satisfeito". Apesar de ensinar a preparar uma série de pratos e enfatizar a importância de se alimentar corretamente, Mulheres japonesas não envelhecem nem engordam não é um livro de receitas ou de dieta. Trata-se de uma obra que mostra as vantagens de seguir um estilo de vida mais saudável e resgata o prazer de uma boa refeição.
-----
Fonte: Ed. Rocco

Nenhum comentário: