Busca

Faça uma busca por editora ou palavra-chave para visualizar os artigos relacionados.

Mais Vendido: Elite da Tropa, Ed Objetiva

Baseado em fatos reais, livro revela pela primeira vez o dia-a-dia dramático dos policiais do BOPE, treinados para integrar a melhor tropa de guerra urbana do mundo

Depois de cavalgar 100 quilômetros, sem arreio e sem descanso, mortos de fome e sede, eles têm licença para um descanso brevíssimo até que alguém anuncie que a comida está servida – sobre a lona, onde o grupo exaurido vai se debruçar para comer tudo o que conseguir, com as mãos, em dois minutos. Esta é apenas uma das etapas de treinamento da tropa de elite da polícia. Eles obedecem a regras estritas, as leis da guerrilha urbana. Na dúvida, mate. Não corra, não morra. Máquinas de guerra, eles foram treinados para ser a melhor tropa urbana do mundo, um grupo pequeno e fechado de homens atuando com força máxima e devastadora.


Elite da Tropa é o primeiro livro, no Brasil, a mostrar este lado desconhecido do combate diário, nas grandes cidades – o ponto de vista do policial, seus hábitos, medos e desafios. Assinado por uma das maiores autoridades do Brasil em segurança, o antropólogo Luiz Eduardo Soares, e dois policiais, André Batista e Rodrigo Pimentel, este livro revela subterrâneos explosivos de uma cidade partida.


A partir de experiências reais, os autores criaram uma ficção vertiginosa, que nos arrebata e surpreende, ao mostrar o cotidiano de homens adestrados para se transformarem em cães selvagens. Pela primeira vez, vamos acompanhar a rotina do policial ouvindo a sua própria voz, seguindo seus passos, seu drama diário, ele que pratica a brutalidade extrema, porque não se sente regido pela legalidade constitucional, mas pelo imperativo da guerra.


Elite da Tropa é uma narrativa de ficção, onde fatos e cenários foram reescritos em parte ou no seu todo. Todos os lugares e pessoas têm nomes fictícios, para que sua identidade fosse preservada. Na primeira parte do livro, concentram-se relatos impressionantes sobre o cotidiano dos policiais de elite. Na segunda, um dos nossos personagens seguirá numa trama envolvendo autoridades de segurança, traficantes, políticos e policiais – uma rede que tece alianças improváveis entre os vários atores deste cenário.


Luiz Eduardo Soares foi secretário nacional de Segurança Pública, de janeiro a outubro de 2003. Mestre em antropologia, doutor em ciência política, com pós-doutorado em filosofia política, foi subsecretário de Segurança Pública e coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania no governo do Estado do Rio, de janeiro de 1999 a março de 2000. Professor da UERJ e da Universidade Cândido Mendes, é considerado um das autores mais competentes do país em segurança pública. Tem 11 livros publicados, entre eles Cabeça de Porco, com MVBill e Celso Athayde (Objetiva).


André Batista é capitão da polícia militar do estado do Rio de Janeiro. Foi membro do BOPE entre 1996 e 2001. Fez o curso de aperfeiçoamento de oficiais da PMERJ e o curso de pós-graduação em políticas públicas e segurança da UFF. Formou-se em direito pela PUC-RJ.


Rodrigo Pimentel foi membro da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, de 1990 a 2001. Como capitão, atuou no BOPE de 1995 a 2000. É pós-graduado em sociologia urbana pela UERJ. Foi articulista do Jornal do Brasil e co-produtor do documentário Ônibus 174

Nenhum comentário: